Ah, o tempo… nosso companheiro diário… Você também gostaria de ter mais horas em seu dia para conseguir dar conta de tantas demandas?

Então saiba que não está sozinha. Nessa questão tempo, precisamos tomar consciência de que ele é um recurso finito e impossível de ser recuperado.

A percepção que temos dele perpassa a nossa subjetividade, isto é, as pessoas percebem o tempo de maneira diferente, apesar de todos termos 24 horas no dia.

Alguns conceitos gregos podem nos trazer luz a essa questão. São eles: Chronos, o senhor do tempo, o cronológico e Kairós, que se refere ao tempo que não pode ser controlado ou medido, ele diz respeito à qualidade do tempo vivido. 

Assim, a gestão do tempo envolve pensar em

“Com o que você preenche o seu tempo?”

Então, a pergunta é: gerenciar o tempo, as tarefas ou gerenciar suas escolhas pessoais? Gerenciamento de tempo passa por fazer escolhas conscientes do que queremos ou não fazer.

Assim, administrar o tempo e produtividade estão relacionados ao nosso planejamento diário.

Portanto, se não temos um planejamento de nossa rotina de trabalho e de nossa rotina pessoal, vamos estar sempre apagando incêndio e escolhendo tarefas pela emoção do momento.

Dessa forma, a primeira coisa a fazer para aprender a gerir melhor o tempo é lembrar que não iremos dar conta de fazer tudo, portanto sempre teremos que fazer escolhas, então, comece com um planejamento. Veja as dicas:

  1. Suas atividades (o que será feito) e procure se lembrar do porquê escolheu fazer isso.
  2. Marque uma atividade Destaque em seu dia. Aquela tarefa que você dedicará mais energia, seja pela prioridade, pela urgência ou pela satisfação que ela lhe dará.
  3. Coloque foco na realização de suas atividades, definindo tempo para sua realização e intervalos de descanso.
  4. Procure fazer atividades semelhantes juntas.
  5. Concentre-se no que realmente é importante. Classifique suas atividades (urgente, indispensável, delegável). 
  6. Perceba as distrações e os gatilhos de procrastinação (veja no post anterior)
  7. Organize pausas entre suas atividades
  8. Reserve espaço para os imprevistos

Lembre-se, ser produtiva é diferente de estar ocupada. Concentre seus esforços de maneira inteligente, direcionando-os ao seu objetivo maior.