A hipertensão arterial ou pressão alta é caracterizada pela elevação dos níveis de tensão no sangue. Ela ocorre quando as artérias sofrem algum tipo de resistência e perdem a capacidade de contração e dilatação.

Ou ainda, quando o volume de sangue se torna muito alto, exigindo uma velocidade maior para circular. Quando o coração bate, ele contrai e bombeia sangue pelas artérias e para o resto do corpo e essa força cria a pressão sobre as artérias.

Algumas recomendações que podem amenizar  e controlar os sintomas da hipertensão são:

  • Reduzir o consumo do álcool e do tabaco
  • Praticar atividades físicas
  • Ter uma alimentação saudável, consumindo menos sal
  • Desenvolver um hobby/uma atividade prazerosa, ter mais momentos de lazer e descontração
  • Praticar meditação – uma atividade de auto-observação consciente que promove relaxamento e alívio de tensões, a respiração consciente regula o sistema nervoso parassimpático (responsável pelo relaxamento do corpo)
  • As terapias integrativas, que promovem o autoconhecimento, e auxiliam na elaboração das emoções que podem estar refletindo nas questões físicas
Algumas terapias que podem auxiliar:
  • O Reiki, a terapia energética de imposição das mãos que induz um suave relaxamento e o alivio da tensão.
  • A terapia floral, que trabalha padrões inconscientes e faz despertar novas atitudes diante das situações, pela harmonização do corpo, da mente e do espírito.
  • A meditação e a arteterapia, que promovem autoconhecimento e o desenvolvimento da inteligência emocional.
A hipertensão e a psicossomática

Além dos hábitos alimentares, do consumo de fumo e bebidas alcoólicas e o sedentarismos, fatores emocionais também são responsáveis pela hipertensão. Os sintomas agem como uma espécie de representação física da dor emocional. Essa dor pode ser gerada pelo medo, raiva, angústia, dúvida, ciúmes, etc.

De acordo com a psicóloga Marilda Novaes Lipp, esse processo se inicia quando negamos à mente o direito de sentir e se expressar.

Assim, como o sistema circulatório é responsável por nossa fluidez na vida e pela circulação de nossas ideias, todas as vezes que nos recusamos a encarar algumas situações, podemos ocasionar bloqueios nesse sistema.

No caso da hipertensão, ela pode aparecer quando temos antigos problemas emocionais não resolvidos e para não nos lembrarmos deles nos ocupamos pelo excesso de preocupação com problemas dos outros ou pelo excesso de afazeres.

Porém, fugir dos problemas irá apenas agravá-los, assim é necessário encará-los e iniciar pequenas mudanças de atitude para que as soluções comecem a aparecer. Lembre-se sempre que as respostas estão dentro de você. Conheça-se através das terapias e amenize os efeitos da hipertensão. Experimente uma sessão de Terapia Holística ou Meditação

Conheça o livro Lidere suas Emoções.