Os florais são um recurso terapêutico que atua no inconsciente, fazendo-nos acessar a nossa Essência, pois é ela quem aponta o caminho para restaurar nosso equilíbrio físico e emocional.

Para Dr. Bach, médico criador do método floral, os desequilíbrios surgem do conflito entre a essência e a mente. Esse conflito só será superado quando conseguirmos retomar o caminho da nossa essência por meio do autoconhecimento, da mudança de comportamento e da transformação dos hábitos mentais, e nesse sentido, os florais surgem como nosso apoio.

De acordo com o médico, devemos considerar doze principais estados mentais para selecionar as flores: medo, temor, tortura mental ou preocupação, indecisão, indiferença ou enfado, dúvida ou desânimo, excesso de preocupação com os outros, fraqueza, falta de confiança em si mesmo, impaciência, excesso de entusiasmo, orgulho ou insociabilidade.

Da mesma maneira, Neide Margonari, a sintonizadora dos Florais de Saint Germain, diz que as essências atuam transmutando e removendo os bloqueios energéticos causados por estados negativos da personalidade (pensamentos, palavras, atitudes e intenções). Os estados psíquicos desarmônicos resultam em escassez da entrada de Energia Vital nos centros etéricos de força, os chacras.

Portanto, se estivermos em harmonia com nossa vida, temos energia para realizar bem nosso trabalho, cuidar de nós e de nossas relações. Mas, quando nos sentimos frustrados, tristes, magoados e ressentidos pelos acontecimentos da vida, ou por que não conseguimos alcançar nossos objetivos, interrompemos o fluxo da vida e não conseguimos avançar, pois essas emoções travam nosso desenvolvimento pessoal, nossos relacionamentos e nossa saúde.

O problema não é a “situação” em si e sim “como reagimos a ela”.  Não temos controle sobre o que acontece em nossa vida, mas sobre nossa reação diante das situações.

Para compreender os desequilíbrios em nossa vida, é importante reconhecer que:

  • Temos uma forma de agir que não condiz com os resultados que buscamos,
  • As mudanças precisam começar de dentro para fora,
  • Ficar olhando apenas para nossas dificuldades e nos lamentando, não muda a situação,
  • Todos temos uma voz interna, (Essência) que sabe o caminho a seguir,
  • Precisamos parar para ouvir a Sabedoria de nossa voz interior.

Para Dr. Bach, os sintomas que se apresentam em nossa vida, são sinais de alerta, chamando nossa atenção para efetuarmos mudanças e correção de rota.

“As Ervas curam nossos medos, nossas ansiedades, nossas preocupações, nossas falhas e nossos erros, são estes que nós devemos detectar e não a doença, não importando qual seja, ela acabará.” – Dr. Edward Bach

Vimos, portanto o quanto os florais podem nos auxiliar em nosso autoconhecimento, atuando em nosso inconsciente, trazendo à tona o que precisa ser trabalhado, ressignificado, curado e transformado. É importante ressaltar que eles são compostos preparados em farmácias de manipulação, não tem contraindicação, nem efeitos colaterais e podem ser utilizados juntamente com outros tratamentos.