Os Florais, sejam os de Bach ou de Saint Germain, atuam no emocional proporcionando equilíbrio emocional e autoconhecimento. Se estivermos bem e felizes, em harmonia com tudo e todos, temos condições de transmitir energia positiva a todos que nos cercam, mas, às vezes, nos sentimos frustrados, tristes, com sintomas negativos em razão dos acontecimentos da vida, ou por que não conseguimos alcançar nossas metas e esses sintomas atrapalham nosso desenvolvimento pessoal, nossos relacionamentos e nossa saúde.

Na filosofia do Dr. Edward Bach, a doença ou desequilíbrio se inicia com essas oscilações emocionais a que todos nós estamos sujeitos. Ela é, de modo geral, um sinal que o nosso inconsciente se utiliza para nos alertar que não estamos em harmonia com a nossa alma/essência. Para compreender as enfermidades e desequilíbrios temos que reconhecer verdades fundamentais:

  • Temos uma personalidade e devemos desenvolver certas virtudes para avançar em direção à melhoria. Portanto, ficar olhando apenas para nossos pontos fracos não nos ajuda.
  • Todos temos uma voz interna, que pode ser chamada como cada um quiser, Alma, centelha divina, Eu, Deus, Essência, mas vamos vivendo a nossa vida tão ocupados com o externo que não nos olhamos, não sabemos ouvir essa nossa voz.

Doenças e desequilíbrios são resultados dos conflitos entre a Alma e a Mente, e só serão erradicados por esforços mentais.

O que causam alguns desequilíbrios  – deixar de ouvir a nossa própria voz e darmos mais ouvido ao que os outros querem. Quando “compramos” sonhos alheios e nos apropriamos deles e por não conseguir concretiza-los, vamos contabilizando fracassos.

Doenças ou desequilíbrios nos mostram nossos principais pontos de melhoria; se tratarmos corretamente nossa mente ela nos ajudará a suprimir os sofrimentos, pois ele nos mostra o que temos que aprender e jamais será eliminado até que a lição seja totalmente assimilada.

O problema não é a “situação” em si, o problema está em “como reagimos às situações”, nossa Atitude.

Nós descobrimos como nos equilibrar e amenizar sintomas e desequilíbrios quando:

  • Descobrimos qual é o conflito que está causando a desordem entre nossa mente e nossa Alma/essência (coração);
  • Desenvolvemos a virtude oposta para erradicar o conflito;
  • Praticamos a paz e a harmonia, voltando-nos para nosso interior e descobrindo quem de fato somos e o que queremos.

Os florais são preparos que cuidam de nosso inconsciente, são feitos em farmácias de manipulação, não causam efeitos colaterais ou reações danosas, não criam dependências e podem ser utilizados junto com outras técnicas médicas. Na anamnese, levantamos quais os sintomas, sentimentos e emoções que devem ser tratados e indicamos a fórmula de floral mais adequada ao caso.