A hipertensão arterial ou pressão alta é caracterizada pela elevação dos níveis de tensão no sangue. Ela ocorre quando as artérias sofrem algum tipo de resistência e perdem a capacidade de contração e dilatação.

Ou ainda, quando o volume de sangue se torna muito alto, exigindo uma velocidade maior para circular. Quando o coração bate, ele contrai e bombeia sangue pelas artérias e para o resto do corpo e essa força cria a pressão sobre as artérias.

Algumas recomendações básicas para amenizar  e controlar os sintomas da hipertensão são:

  • Reduza o consumo do álcool e do tabaco
  • Pratique atividades físicas
  • Tenha uma alimentação saudável, consuma menos sal
  • Descubra uma atividade prazerosa
  • Pratique a meditação – pare por alguns minutos e respire conscientemente
  • As terapias integrativas também podem ajudar.
Conheça mais sobre elas:
  • Cromoterapia – é o uso das cores na terapia, para hipertensão, o verde dá equilíbrio e estabilidade e o azul, tranquilidade e calma. Use lâmpadas no ambiente, elas podem ajudar no equilíbrio.
  • O uso dos cristais também ajuda; por exemplo, a esmeralda melhora o sistema imunológico, alivia a tensão nervosa e normaliza a pressão arterial.
  • O Reiki, a terapia energética de imposição das mãos, induz um suave relaxamento e o alivio da tensão.
  • A terapia floral, que trabalha padrões inconscientes e faz despertar novas atitudes diante das situações, pela harmonização do corpo, da mente e do espírito.
A hipertensão e a psicossomática

Além dos hábitos alimentares, do consumo de fumo e bebidas alcoólicas e o sedentarismos, fatores emocionais também são responsáveis pela hipertensão. Os sintomas agem como uma espécie de representação física da dor emocional. Essa dor pode ser gerada pelo medo, raiva, angústia, dúvida, ciúmes, etc.

De acordo com a psicóloga Marilda Novaes Lipp, esse processo se inicia quando negamos à mente o direito de sentir e se expressar.

Assim, como o sistema circulatório é responsável por nossa fluidez na vida e pela circulação de nossas ideias, todas as vezes que nos recusamos a encarar algumas situações, podemos ocasionar bloqueios nesse sistema.

No caso da hipertensão, ela pode aparecer quando temos antigos problemas emocionais não resolvidos e para não nos lembrarmos deles nos ocupamos pelo excesso de preocupação com problemas dos outros ou pelo excesso de afazeres.

Porém, fugir dos problemas irá apenas agravá-los, assim é necessário encará-los e iniciar pequenas mudanças de atitude para que as soluções comecem a aparecer. Lembre-se sempre que as respostas estão dentro de você. Conheça-se através das terapias e amenize os efeitos da hipertensão. Experimente uma sessão de Terapia Holística ou Meditação.