Reiki é a palavra japonesa que identifica o Sistema Usui de Terapia Natural. Uma prática holística de reposição e alinhamento energético, realizada através da imposição de mãos.
Ele age nos canais energéticos, desbloqueando e transformando a energia estagnada e proporciona relaxamento, equilíbrio e conexão interna.
A palavra Reiki é a união de duas energias:
REI – Energia Cósmica Universal – O Macrocosmo. Energia do Criador. A responsável pela harmonia e o equilíbrio de todos os seres. Está disponível a todos, em qualquer ambiente.
KI – Energia Vital Individual – O Microcosmo. Energia do Eu Interior. É a energia absorvida pela respiração que preenche o corpo humano e o mantém vivo e saudável.
Respiração: na inspiração, a energia ki percorre o corpo e revitaliza todas as células e na expiração, elimina a energia estagnada geradora de bloqueios.
Mikao Usui, monge budista, foi o sintonizador do método, recebendo em sua meditação os símbolos e os mantras que utilizamos até hoje.
Em 1922, num período de recolhimento e meditação, ele vivenciou uma experiência transformadora, entrando em contato com a energia Reiki (energia Universal) com a qual ele desenvolveu o método de imposição de mãos para cura, o qual atualmente chamamos de Reiki.
Através dessa experiência, Usui identificou que o uso da energia Universal (energia disponível a todos os seres) de forma intencionada podia auxiliar nos tratamentos físicos, mentais e emocionais.
O ato de tocar sempre foi um gesto instintivo do ser humano. Ao sentir alguma dor, as pessoas têm uma tendência natural de levar as mãos ao local como uma forma de amenizar o que sentem.
Da mesma forma, todos os seres vivos estão em contato com o ar, através da respiração. Ela é uma ação diária, involuntária e que nos mantém vivos. Porém, vivemos tão distraídos e desconectados de nosso corpo e sentidos, que não aproveitamos os benefícios que a respiração consciente pode proporcionar.
Assim, o método Reiki une a respiração, o toque, os símbolos, mantras e a energia disponível a todos para proporcionar equilíbrio e alívio.
Portanto, a prática do Reiki é um exercício de imposição de mãos e respiração consciente e intencional.
O envio da energia é realizada por alguém que foi sintonizado na técnica, chamado de Reikiano, que serve como um mediador, um canal por onde a energia flui para atuar no corpo dos clientes.
De acordo com De´Carli, a energia não pode ser contida por falta de conhecimento, compreensão, diagnóstico ou crença, ela age além da vontade do Reikiano ou de quem recebe a energia, pois atua através da Sabedoria Divina.
Por se tratar de uma prática energética, ele pode perfeitamente ser aplicado à distância.
Presencial ou online, no momento da aplicação, recomenda-se que o cliente se sente ou deite de forma confortável e relaxe para que receba o fluxo de energia. Não é necessário que o cliente tire qualquer peça de roupa.
Durante a aplicação, o terapeuta através das mãos canaliza e envia a energia para o cliente. O Reikiano pode tocar levemente o corpo ou manter as mãos a uma pequena distância, dependendo do estilo de cada terapeuta.
O Reiki é considerada uma terapia complementar segura e sem vínculo com qualquer crença religiosa e pode ser experimentado por pessoas de qualquer idade.
Cada cliente sente a energia de uma maneira. O mais comum são sensações de calor, frio, formigamento, ou simplesmente uma sensação de profundo relaxamento enquanto a energia flui. Algumas pessoas adormecem durante a sessão, o que é completamente normal.
Por isso, é muito comum que após uma sessão, o cliente se sinta mais calmo e relaxado, pois o Reiki equilibra a energia vital do corpo, promovendo tranquilidade e bem-estar.