Quando pensamos em desenvolvimento profissional e gestão de carreira, precisamos lembrar que a carreira é nosso ativo pessoal. E quando falamos de ativo, é importante ter em mente que para ele ser valorizado, precisamos de investimento: financeiro e de tempo.

Dentro das questões: posicionamento, cargos e salários, sabemos que esses temas costumam ter uma abordagem bem delicada, pois envolvem diversas questões:

  1. a realidade e a situação de cada profissional (cada pessoa sabe de suas necessidades),
  2. o posicionamento, valores e cultura da empresa em que atua,
  3. as competências e habilidades que se têm frente as exigências do mercado,
  4. e sua habilidade de se posicionar, assumir seu autovalor e negociar de forma estratégica

Pensando nisso, reflitam:

  1. Faça uma autoavaliação realista
    Faça um inventário de suas entregas, resultados e pontos fortes. Muitas vezes nos sentimos desvalorizados, mas não conseguimos mostrar de forma concreta nossas contribuições.
  2. Documente suas entregas
    Crie indicadores de ações e registros de projetos, relatórios, feedbacks positivos de colegas ou clientes. Eles podem colaborar de forma mais efetiva numa negociação.
  3. Comunique suas conquistas
    Nem sempre a chefia percebe tudo o que você faz. Aprenda a comunicar de forma assertiva suas contribuições, exemplo: “Na última entrega, conseguimos X resultado que reduziu custos/otimizou o processo/melhorou o atendimento.”
  4. Tenha conversas assertivas e diretas
    Peça um momento para feedback. Pergunte o que pode ser melhorado e compartilhe também o que você tem feito, num tom de parceria: “Tenho trabalhado em X e Y, mas gostaria de entender sua visão sobre como posso agregar ainda mais.”
  5. Saiba reconhecer seus limites
    Se a desvalorização envolve excesso de cobrança ou desrespeito, pratique a assertividade e redefina limites. Estude sobre comunicação não violenta para aprender a se posicionar de forma mais assertiva.

Mas, se mesmo após se posicionar de forma clara e profissional, não houver mudanças, talvez seja hora de avaliar se esse ambiente é o melhor para o seu crescimento.

Gestão de carreiras é autogestão: gerir sua vida com uma visão clara de quem se é e aonde quer chegar. Isto é, ter clareza sobre qualidades, habilidades, conhecer pontos de melhoria e objetivos de longo prazo. Muitas vezes, sozinho é mais desafiador, posso te apoiar no processo de planejamento. Faça uma avaliação sem compromisso.