Os cristais fazem parte do reino mineral, o primeiro a surgir no universo e interagem com as ondas de som e pressão mecânicas, produzindo luz, eletricidade ou vibrações.

Além de sua beleza natural, possuem energia e componentes químicos que interagem com o corpo e com o ambiente eletromagneticamente.

Absorvendo e transmitindo energia por meio de sua estrutura molecular e são capazes de equilibrar, neutralizar, ativar e transmutar as energias das pessoas e do ambiente.

A terapia que utiliza a energia dos cristais é chamada de Litoterapia, gemoterapia ou terapia com cristais.

“A sintonia com as pedras acontece em ressonância, com as ondas de nossa frequência mental, pois vibramos em curvas oscilatórias de baixa, média e alta frequência, de acordo com nossa vibração pessoal.” Lígia L. Posser

Em razão de sua composição química e atômica, cada cristal emite um tipo de radiação, assim para o tratamento terapêutico, recomenda-se o uso dos cristais sobre o corpo do clientes ou no ambiente.

Seus efeitos ocorrem principalmente em razão da luz e da cor do cristal, e eles podem equilibrar e purificar ambientes, ser usados como adorno e proteção.

“Os cristais promovem uma purificação no sistema energético, eliminando toda negatividade ou obstrução, melhorando a qualidade da vida emocional e espiritual, trazendo a paz e a harmonia interior.” (Naif)