Tendo em vista a evolução que estamos vivenciando na área secretarial, eu gostaria de propor uma discussão sobre os Quatro Pilares do Secretariado.

A professora Solange Giorni, em seu livro Secretariado, uma profissão, cita a Resolução emitida pelo Presidente da Câmara de Educação Superior do Conselho Nacional de Educação que institui as Diretrizes Curriculares Nacionais para o curso de graduação em Secretariado Executivo bacharelado, onde informa que as Instituições de Ensino Superior deverão observar em sua organização curricular projetos pedagógicos que admitirão linhas de formação específicas nas áreas relacionadas às atividades gerenciais, de assessoria, de empreendedorismo e de consultoria.

Por ser um tema que gera muitas possibilidades, farei esse artigo em duas partes. Sendo a primeira para os pilares: gerencial e assessoria, e a segunda para: empreendedorismo e consultoria.

Gostaria de iniciar esse texto sugerindo alguns questionamentos: Qual é o profissional que está sendo formado?  O que o mercado está buscando? Exigências e formações são convergentes?

De acordo com algumas pesquisas, um perfil gerencial contempla atividades como planejamento, organização, comando, coordenação e controle, além do monitoramento das metas estabelecidas e a análise de eventuais desvios dentro de uma área ou departamento.

Nota-se, pelas vagas publicadas, atualmente, que o mercado tem buscado no profissional de secretariado um perfil mais estratégico, alinhado com o perfil gerencial, pois se espera desse profissional uma atuação eficaz na autogestão e realização de suas atividades, no acompanhamento e coordenação de compromissos, processos e projetos.

Busca-se também senso de responsabilidade, organização, dinamismo e comprometimento com os objetivos da empresa e do gestor, estabelecimento de prioridades, facilidade de comunicação e habilidade no relacionamento com a equipe e o atendimento e a negociação com clientes internos e externos, por isso um sentido apurado e uma visão sistêmica da empresa se tornaram fundamentais.

Percebe-se que esse perfil vai muito além da parte técnica requerida há alguns anos que era dar apoio nas rotinas administrativas (atendimento, arquivo, gestão de documentos e de informação, habilidade para gerenciar agendas, viagens, eventos, entre outras), não que essas tenham deixado de ser solicitadas, mas hoje se demanda também o desenvolvimento de competências e habilidades mais gerenciais e comportamentais.

O mercado também busca um profissional assessor, entendendo-se por assessoria o profissional responsável pelo fornecimento de dados sobre determinado assunto, levantamento, direcionamento e distribuição de informações, gerenciamento de documentos, excelência no atendimento, conhecimento dos processos administrativos, mas também agente de mudanças, com autonomia que pode variar de gestor e de empresa.

Dentro desse cenário, uma análise nas grades curriculares oferecidas pelos cursos de secretariado, vê-se um conteúdo diversificado, que oferece ao futuro profissional transitar por diversas áreas de estudo, desde línguas (materna e estrangeira), fundamentos de direito, administração, contabilidade, economia, marketing, psicologia, desenvolvimento humano e social, gestão de processos, além de etiqueta empresarial, organização de eventos, ética e, principalmente, os fundamentos da profissão secretarial propriamente dita, favorecendo uma formação generalista e multipotencial.

A globalização, a internet, a volatilidade e a velocidade das informações transformaram os cenários e era impossível que o mercado, as instituições de ensino e os profissionais permanecessem estáticos.

Mas, e os profissionais que já estão formados há algum tempo, têm conhecimento dessas informações? Estão alinhados com esse perfil e com as mudanças?

Essas competências generalistas exigidas para atuar em diversos segmentos de negócio são encontradas nos profissionais mais “clássicos”?

Gostaria de saber a sua opinião. Co-crie esse artigo comigo. Veja a segunda parte do artigo aqui.

Precisa repensar sua carreira? Fale comigo, tenho um longa carreira no secretariado e em gestão de pessoas.