Deixo aqui as minhas impressões e recomendações sobre a última parte desse livro tão inspirador – Secretariado em Ação.

A terceira parte começa com o artigo de Luzia Sousa e vem confirmar que quando temos atitude e não medimos esforços para vencer nossas limitações, podemos encará-las, superá-las e nos destacar. A partir da prática e do aperfeiçoamento de uma técnica específica do secretariado que é a confecção de atas, ela foi reconhecida para exercer um cargo de gestão. Luzia nos mostra como fazer de limões: limonada, caipirinha ou doces… ou seja, ela prova que é possível ir além quando se sabe o que quer. Ela não se limitou ao se deparar com a falta de experiência, pelo contrário, se empenhou, se desenvolveu e mostrou que é possível conquistar, pois tinha em mente seu destino. Sua história é repleta de exemplos de superação e ainda traz informações valiosas sobre como confeccionar atas com qualidade. Você vai amar essa história.

E valorização do secretariado realmente existe? Mabel Oliveira apresenta esse tema inquietante. Desde que me formei no secretariado, ouço essa discussão sobre valorização… e Mabel aponta que isso precisa ser percebido, primeiramente, por quem exerce a profissão. Não é possível valorizar o que se desconhece. Assim, ela descreve alguns pilares necessários a se ter em mente quando se busca por reconhecimento e deixa um questionamento: O que você faz para se autovalorizar? A leitura completa do artigo traz clareza sobre o caminho a seguir para essa conquista.

Mônica Lira, em seu texto, aborda a necessidade de um perfil adaptável e principalmente Life-long Learning, que são as pessoas que se destacam por surfar nas mudanças e se adaptar a elas, pois não param de aprender nunca. Especificamente, no secretariado, podemos ver que a tecnologia só fez ampliar a área de atuação e a facilitar a realização de algumas atividades, mas para aproveitar-se disso é preciso desenvolver esse perfil. Lendo o artigo da Mônica você terá muitos insights sobre como surfar a onda da tecnologia e garantir seu reconhecimento.

“A mudança está presente no processo das organizações desde os princípios e até hoje não é bem recebida, é muito comum encará-la com resistência” Paloma Lanflanque – essa citação do artigo da Paloma nos traz muita reflexão: sobre o quanto é importante se abrir às mudanças e por que ainda resistimos tanto a elas? É preciso estar aberto para perceber a evolução do perfil secretarial e se qualificar para acompanhar essa evolução. Você está por dentro dessa evolução secretarial? Leia o artigo e reconheça seu perfil.

“O secretariado começa em cada um de nós” essa frase de Renata Fontes nos tira da zona de conforto. Renata nos recorda sobre o quanto o secretariado está inserido em nossa rotina diária. Olhar para as atividades do dia a dia, aliar o aprendizado técnico e o desenvolvimento de habilidades comportamentais é o exercício do profissional de secretariado. A leitura desse texto é uma aula completa sobre planejamento, organização e produtividade, impossível não querer ler e reler.

No artigo da Rosangela Costa fica claro a importância do olhar do profissional de secretariado para o ambiente em que atua. Ela nos apresenta sua experiência no campo jurídico e deixa claro qual a postura necessária para o profissional que quer ter sucesso nessa área. A formalidade, a discrição e a atenção aos prazos são pontos primordiais e devem ser redobrados para quem atua nessa área. E no contraponto, ela nos mostra que é possível, a partir da vontade de avançar e capacitação, dar passos para um trabalho com mais autonomia, como o empreendedorismo digital permite. Esse artigo aborda informações preciosas para quem quer se desenvolver e alçar novos voos.

E chegamos ao meu artigo, no qual narro um pouco como superei as barreiras da insegurança e da timidez e me desenvolvi, pessoal e profissionalmente. Alcancei o que podemos chamar de sucesso profissional me autogerindo e gerindo a minha carreira como secretária e chegando à gestão administrativa, liderando uma equipe de mais de trinta pessoas. Alguns dos ingredientes que usei foram: diminuir as expectativas, assumir o controle do que era “minha responsabilidade”, fazer escolhas conscientes, ter clareza de meu papel, de minhas habilidades e de meus interesses, tudo isso norteado pelo autoconhecimento que é sempre um companheiro fiel e pelo apoio de mentores, pois o olhar externo sempre nos ajuda enxergar algo além. Em meu texto, também compartilho uma ferramenta que considero muito útil para pensar na gestão de carreira que é a matriz Swot; vale a pena conferir.

Qual é a fórmula para ser bem-sucedido(a)? Na área secretarial ou em qualquer outra área, o autoconhecimento é a base, e isso ficou claro no artigo da Elizabeth Silva. Ela nos expõe que foi ao reconhecer suas forças e a sua motivação que descobriu o caminho que queria seguir. Lembrando que nem sempre a jornada é fácil, como ela disse “nem tudo serão flores, mas conhecer sua missão, a profissão e ter um plano de carreira certamente lhe trouxeram mais segurança na jornada.” Essa história emociona e traz dicas valiosas para você pensar em sua carreira.

Quem não gosta de receber presentes? Shirlei dos Santos nos presenteia com uma história recheada de desafios… seu relato é comovente, pois ela nos mostra que a resiliência e o autoconhecimento são fundamentais para a profissão. Vale uma leitura atenta e um lembrete para se conectar com sua essência e aproveitar as pedras do caminho para construir castelos. Shirlei nos brinda com reflexões importantes, mas você precisa degustar a leitura completa para se deliciar.

Encerrar a leitura de Secretariado em Ação com o texto de Karina Castro sobre autoconhecimento reforça a nossa necessidade de abraçar nossas vulnerabilidades e aceitá-las para a partir delas nos transformar. Esse artigo traz mais um relato emocionante de superação e como o autoconhecimento é fundamental para a nossa carreira, e principalmente para nossa qualidade de vida.

Encerro aqui essa leitura emocionada com tantos relatos surpreendentes. Temos uma tendência, muitas vezes, de olhar para as pessoas que conquistaram o chamado “sucesso” (e deixo aqui o sucesso entre aspas, pois sua definição é particular para cada pessoa) e acreditar que foi sorte.

Mas ler Secretariado em Ação comprova que uma carreira não se constrói só com glórias, todos vivemos desafios. Em todas as histórias compartilhadas, o ingrediente principal foi o voltar-se para si e mergulhar no autoconhecimento para se desenvolver e abraçar as dores, as dificuldades e saber que após reconhecê-las é que se pode avançar em direção aos resultados.

Certamente, se os futuros profissionais se inspirarem nesses relatos, poderão construir suas carreiras de maneira mais estável e com autoconsciência.

Paula Pilastri

Leia a primeira parte aqui e a segunda aqui. Adquira o livro.