Momentos de crise costumam ser desgastantes, tensos e complicados, geralmente, porque nos debatemos e não queremos aceitar a realidade dos fatos. 

“Se sinto tanta dor é porque estou me agarrando com muita força…. Isso significa que a dor decorre de nos agarrarmos demais, tentando fazer prevalecer nossa própria vontade, e que culpar alguém é uma das principais saídas que encontramos quando nos sentimos desconfortáveis, quando nos vemos na situação ou no lugar em que não queríamos estar.” Pema Chödrön, Quando tudo se desfaz

E se encararmos tais situações como um pedido interno de correção de rota e revisão de valores intrínsecos?

Para enfrentar situações assim é fundamental manter a calma e observar a situação de um ponto neutro, isto é, procurando isentar os afetos e se atendo aos fatos, para, num segundo momento, pensar em alternativas de enfrentamento.

Um forte aliado para lidar com a crise que, invariavelmente, em algum momento, poderá surgir, é o autoconhecimento, pois ele nos traz esse olhar imparcial, desenvolve em nós a auto-observação e nos auxilia no equilíbrio de nossas emoções.

Investir num processo de coaching pode colaborar com o desenvolvimento dessa visão imparcial. Isso não garante uma vida isenta de problemas, mas nos permite ter mais consciência dos conflitos internos que podem estar se refletindo no externo como caos ou crise.

 Coaching: Não resolve tudo. Não faz milagres. Não é evento de palco.

É um processo pautado em parceria, em que o profissional auxilia o cliente:

  • a mapear a dificuldade/crise que está enfrentando,
  • a identificar as emoções envolvidas,
  • a despertar as potencialidades adormecidas ou subutilizadas para enfrentamento da crise,
  • a planejar os passos para atingir melhores resultados.

Ganhos do processo:

  • Autoconhecimento – apropriação de competências, habilidades, talentos e valores
  • Inteligência emocional, autonomia e clareza
  • Ser líder de si mesmo, protagonista, isto é, fazer escolhas pautadas em seu GPS interno (essência)

Por meio de atividades e exercícios de reflexão e diálogo, o coach auxilia o cliente a reconhecer seus potenciais adormecidos ou subutilizados e traçam juntos um plano de ação.

O processo pode ocorrer em doze encontros, com uma hora de duração e com orientações práticas para acompanhamento dos resultados. Marque seu encontro online para saber mais!