Foco é ponto de convergência, o centro de algo, mirar em apenas uma coisa. Isto é:

CASO PRÁTICO

Objetivo: Preciso ler. Defino o tema e o título do livro.

Organização e planejamento: Escolha o dia, horário e tempo de leitura.

Ação: Sento-me no horário determinado para ler.

Persistência: Mantenho-me na ação pelo período determinado.

Realização: Sinto-me satisfeito após concluir a ação.

Quando se tem um objetivo genuíno, verdadeiro, que é nosso de fato e que não foi “comprado” de ninguém, encontramos motivos para ação, ou seja, motivação para seguir. No caso exemplificado, quem definiu o título a ser lido, qual é o motivo que se tem para concluir essa ação?

O motivo que nos leva a agir é o que nos garantirá o empenho, o foco, nosso poder de concentração para definir as estratégias a fim de realizar nossas ações.

Então, por que muitas pessoas não conseguem ter foco? Por que elas não conseguem estabelecer objetivos condizentes com suas verdadeiras aspirações?

Você já se perguntou o que de fato você deseja conquistar na vida? Sabe o que é importante para você?

Ter foco é aprender a controlar a própria mente para que ela nos ajude a caminhar ao encontro de nossos objetivos.

A função principal de nossa mente é pensar, assim, é natural que os pensamentos surjam frequentemente, mas é muito importante desenvolver o hábito de se atentar a eles.

Quando nossa mente começa a despejar uma avalanche de pensamentos, é importante estar atento para perceber que são apenas pensamentos passando em nossa mente e que NÓS NÃO SOMOS OS NOSSOS PENSAMENTOS, pois temos a capacidade de observar o que estamos pensando dentro de nossa mente.

E, dessa forma, escolher o que queremos manter na mente e ignorar o que vem como crítica, julgamento ou ordens do tipo “você deveria” “você tem que”, substituindo esses pensamentos por: “eu consigo”, “eu quero”, “eu posso”, “eu mereço”.

Estou falando de desenvolver a atenção plena. E isso tem a ver com estar no presente, voltar-se para o agora, nem no passado, nem no futuro. O único momento que existe de fato e que pode nos ajudar a mudar nossa vida, O PRESENTE.

Uma forma de desenvolver essa atenção é procurar estar presente e consciente a todo momento, a começar pelas pequenas tarefas diárias, tais como:

  • Escovar os dentes e pentear os cabelos, sem se distrair;
  • Lavar louça, estando presente, observando cada gesto, não se distraindo;
  • Andar pela casa, de um cômodo a outro, com atenção;
  • Quando alguém falar com você, procure parar e olhar para a pessoa, apenas ouvindo o que ela diz, evitando pensar nas respostas ou nos julgamentos do que está sendo dito.

Parecem gestos pequenos e tolos, mas eles nos ajudam a desenvolver a atenção plena e o hábito de estar presente, pois assim você não estará desperdiçando sua energia em situações do passado (que já não podem mais ser mudadas) nem no futuro, (que é um tempo que ainda está por vir e que, se você não planejá-lo agora, nunca será o desejado).

Experimente as dicas e depois me diga como foi a experiência.